Main Menu

Casa inteligente é legal...

Started by feles, Nov 03, 2021, 13:39:20

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

feles

Como me disseram, quando você entra vicia.
Após 4 meses.
1 sensor de porta, 2 tomadas inteligentes (que controlam respectivamente luminarias led do patio e fita led na cozinha). 2 interruptores inteligentes, 2 lampadas inteligentes e o não-vivo-sem harmony hub.
Tudo usando Home Assistant....

1. Rotina Filme
Quando inicio um video no meu Nidia Shield a luz da sala apaga. Ao pausar (ou dar stop) a luz acende. O brilho da luz varia conforme a hora do dia (mais fraca a noite para não dar aquele BAH nos olhos), e uma mensagem na TV informa o brilho que foi ativado.

2. Rotina Cozinha
São 3 lampadas independentes na cozinha (2 no teto e 1 fita led no armário aéreo da pia). Bem como uma TV. Existem 2 interruptores que eram independentes (controla 1 lampa em cada ponta) e onde eu fiz um paralelo virtual: pressionando qualquer um deles será ligado as luzes do teto e pia. Se em 3 segundos pressionar 2x ele vai apagar todos os itens de dentro de casa (todas TVs, luzes, som). Pressionando 3x ele fará o mesmo, e vai ligar a luz da rua (para uso ao sair de casa e for escuro)

3. Rotina bom dia
De segunda a sexta. As 05:55 ele liga a TV da cozinha e luz da cozinha e sala (ilumina a casa mas não acorda direto no quarto... é para ir acordando, as 06 o alarme toca). As 07:03 o google home da cozinha informa a hora, o tempo atual, e a previsão do tempo para hoje as 18 horas (hora que saio do serviço).

4. Rotina casa
Celulares rastreados.
Se ambos (eu + Ela) estiverem fora de casa (região da casa marcada com um raio de 500m do local físico, para garantir que ir no bar não é sair de casa) a rotina desliga tudo de casa (caso tenha esquecido de algo), incluindo a luz da rua que pode estar acessa agora sem necessidade.
Quando um de nós estiver chegando (ou seja, status do telefone muda de NOT-HOME para HOME) é verificado o sol. Caso já tenha se posto a luz da rua liga.
E nesse ponto vem em uma variavel: se essa pessoa é a primeira a chegar em casa ao abrir a porta (sensor de porta) todas as luzes e TV da cozinha se acentem, o google da cozinha informa então a hora, a temperatura atual e a previsão do tempo para amanha. Quando a segunda pessoa a chegar (ou seja, uma delas chegou antes e já passou pelo acima, ou simplesmente não saiu portanto não ativou o NOT-HOME) apenas a luz da rua liga novamente se noite, e para quem está em casa o google home informa que essa pessoa estará chegando em poucos minutos.

5. Boa noite
A mais besta. Fazer um scan da tag NFC no lado da cama desliga tudo e da uma mensagem de boa noite.

PS: claro, mais o smart-burro basico do google, "liga luz cozinha" e tal, pequenos ajustes devido ao Harmony "liga nvidia shield" onde liga receiver, seta hdmi1, tv e nvidia, ou "liga nintendo" para o hdmi2..." e coisa como "vamos trabalhar" para ligar tv, som, e ajustar luz para 7% de brilho.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Caceta, feles, sua casa já está a uns 10 anos à frente :smartass:

Só deve faltar você instalar aquelas persianas elétricas pra programar na sua automação também.

feles

Cara o legal é que é tudo barato. O mais "caro" é ter uma maquina 24/7 para o Home Assistant (qualquer 1 proc e 2 de ram mais que sobra, o meu está em virtualização). Fora isso lampadas e interruptores tuya, tudo da ALI bem barato e peguei quando em oferta. E da para fazer tudo sem precisar de alexa/google se não desejar usar voz ou caixa de som.

A dificuldade é aprender e configurar o Home Assistent e o Node Red, mas tb é a diversão :)

Billy Lee Black

Eu não sei se eu teria paciência pra programar toda essa automação. Ainda mais que moro em um ap pequeno, acho que nem compensa tanto assim.

Só o que gostaria de automatizar é algum comando que ligue o HT e a tv ao mesmo tempo junto com a conexão do Netflix no Chromecast, mas como são aparelhos antigos, acredito que não seria possível?

night

Quote from: Billy Lee Black on Nov 03, 2021, 18:17:24
Eu não sei se eu teria paciência pra programar toda essa automação. Ainda mais que moro em um ap pequeno, acho que nem compensa tanto assim.

Só o que gostaria de automatizar é algum comando que ligue o HT e a tv ao mesmo tempo junto com a conexão do Netflix no Chromecast, mas como são aparelhos antigos, acredito que não seria possível?
Isso rola com HDMI CEC. A maioria dos aparelhos de 2014 pra cá deve ter.

Aqui qdo ligo o PS5 pelo botão PS, a TV se liga através do HDMI, que por consequência liga o HT.

Só precisa ativar a opção, se seus aparelhos tiverem.

Sobre casa automatizada, eu acho bacana também. Mas minhas automações são bem mais moderadas, aqui é via Alexa. Tenho 5 lâmpadas smart (4 rgb, uma imitando filamento de Hélio), dois plugs que uso em luminárias de piso, e uns par de fita de led.

As duas automações que uso no dia a dia: 

Ligar escritório, que ativa td as fita led, liga um plug que liga um climatizador e uma luminária que acende.

Churrasco: que liga as luzes da churrasqueira e bota uma playlist feliz pra tocar no Spotify pela echo dot.  XD

Red XIII

Legal é.. mas até hoje não me animei para fazer nada disso em casa. Quem sabe um dia. ;)
Seifer sUx

Billy Lee Black

Feles daqui a pouco está abrindo uma empresa de automação residencial, olha aí  :P

King

Automação que eu gostaria de ter é fechar janelas com sensor de chuva. Volta e meia esquecem janela aberta e aí vem chuva de vento e estraga um monte de coisa.

Red XIII

Quote from: King on Nov 04, 2021, 16:51:00
Automação que eu gostaria de ter é fechar janelas com sensor de chuva. Volta e meia esquecem janela aberta e aí vem chuva de vento e estraga um monte de coisa.

Se considerar aquelas persianas elétricas (não é janela mas ok) não me parece ser tão difícil de fazer com um sensor de chuva (veicular) e alguma programação simples não?
Seifer sUx

night

Como fechar eu não sei, mas na teoria daria pra usar esses sensores aqui
https://youtu.be/Nw345lvPsTg

Pra pelo menos alertar que a janela está aberta, ou alguma automação de avisar que a janela tá aberta com o IFTT lendo o weather pra avisar se for chover :P

feles

Algumas formas na real.
Se for por weather teria de usar o home assistant, pega o weather e em condição de chuva fecha a janela. Procura por cortina do motor (tuya ou zigbee) na ali. O problema será apenas que é cortina, não sei o qual escalonaria para algo mais pesado.
E o ruim que tu fica dependendo da previsão do tempo acertar, dizer que chove quando chover de verdade.

Outra forma seria um sensor de água. Pegando tudo tuya acho que até teria como fazer uma cena que faz tudo sem o home assistant

Gynoug

Quote from: Red XIII on Nov 04, 2021, 08:47:10
Legal é.. mas até hoje não me animei para fazer nada disso em casa. Quem sabe um dia. ;)
Somos dois. Além da questão de dinheiro, acho que o outro fator é tempo para preparar tudo isso... quem saber o feles faz um guia básico de todo processo pra nós.  :lol:

feles

O problema é, conforme li antes de fazer, a entrada no home assistant. Realmente é uma entrada complicada mas depois de entender o basico o resto é relativamente simples. Mais ainda se pegar os templates e importar....
Apenas uso node red:

Cozinha:

free image hosting
https://pastebin.com/HP6DzTvN

A/V

https://pastebin.com/DtiiDggg

Casa

https://pastebin.com/frfPyykz

Bom dia

https://pastebin.com/3vgevtMk

Red XIII

Só de ver as imagens já me deu um nó na cabeça  :lol:  :lol:
Seifer sUx

Gynoug

Nossa, então o feles comprou uma destas máquina de aumentar a quantidade de horas no dia.... ou faz isso no trampo.  :P