AI - chatgpt - mudará o mundo ou apenas hype?

Started by feles, Feb 13, 2023, 14:58:03

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

Contexto.

Hoje saiu um video longo de um cara que respeito a opinião e acompanho a tempo....

https://www.youtube.com/watch?v=jPhJbKBuNnA

E aqui um video mostrando o novo Bing

https://www.youtube.com/watch?v=5X1O5AS4nTc

O que vocês acham do que estamos passando agora? Só mais do mesmo ou pode ter algo grande ae?

Cara, se por um lado eu fico no muro por outro eu vejo o genuíno pavor que o google está mostrando. Acredito que sim, temos algo grande iniciando e esse pavor que me mostra isso. Desde que eu vi esses poderes magicos do chatgpt a primeira coisa que me venho na cabeça foi "google voice/alexa", só essa mudança já pode se mostra incrível quando chegar.
Mas acho que tem mais.

Eu sei usar o google mas de anos para cá e cada vez mais a pesquisa tem de ser "palavra palavra reddit" pois pelo contrário o google vai te guspir um monte de bosta apenas (sem exagero acredito que entre 30 e 50% das minhas pesquisas são assim já). O google está quebrado para min, então imagina para uma pessoa normal.
Agora vamos ser a pessoa normal. Olha o video da MS acima. Aquilo é exatamente um cerebro simples fazendo pergutas para um PC e o PC está respondendo.

Acho que em 1 ano já vamos ver uma nova rota na nossa frente, coisa que até pouco tempo atras era inimaginável. Acho que em 5 a forma que usamos a internet para buscar informações mudou.
E isso apenas em search.

O que essa AI consegue fazer em programação, escrever textos e currículos, provas de faculdades... estou como o Tom acima, faz algumas semanas que eu to com a sensação que algo grande está acontecendo, que isso importa. Acho que coisas novas vão aparecer, de uma forma que não viamos a muito tempo.

E vai ser legal voltar aqui dentro de 1 ou 5 anos :)

PS:
sim, chatgpt e bing falha.
Mas o google não?

Essa resposta está errada.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Concordo com vc. Estamos diante do próximo salto evolutivo da tecnologia. O que estamos vendo é tão disruptivo quanto o anuncio do iPhone em 2007. Ainda não tem como saber as consequências positivas e negativas que isso vai trazer para a sociedade para a próxima década, mas já dá pra saber que tudo vai mudar.

E realmente espero que a Microsoft volte a ser protagonista. Já faz mais de 2 décadas que ninguém consegue ser concorrente do Google em buscas. O momento é agora.

E tem 2 empresas que tão escondendo o jogo ainda: Amazon e IBM. A IBM tá sendo super ousada, tentando aprimorar IA usando computação quântica, que seria um acelerador absurdo pro aprendizado de máquina.

Essa década promete...

SunStar

Concordo também.

Devo explorar um pouco ele nos próximos dias, para ver o que consigo fazer com ele e como ele pode ajudar com meu trabalho (educação). Tenho a intenção de utilizar ele em sala de aula, já que vejo muito potencial em simplificar alguns pontos da teoria enquanto eu foco mais na parte técnica, em particular em normas, nas quais provavelmente a IA - ainda - não é tão desenvolvida.

EDIT: Ok, o ChatGPT acabou de realizar um trabalho que eu peço para os alunos. As respostas são curtas, mas é suficiente para responder um questionário a respeito do tema.

Billy Lee Black

O chatGPT simplesmente fez a lista de exercícios do mestrado de um brother meu.

Outro dia um colega usou o chatGPT pra descobrir como realizar uma operação que ele precisava no PowerBI.

Já tem IA pra fazer arte, IA pra fazer música etc.

Todas ainda possuem falhas, mas, isso tudo ainda é só o começo. Eu também acredito que estamos passando por uma revolução.

Ainda não tive coragem de usar o chatGPT por conta do cadastro inicial. Não sei pq, mas ainda não confio nas empresas por trás disso aí.

feles

https://tecnoblog.net/noticias/2023/02/15/ia-do-bing-diz-que-estamos-em-2022-e-insiste-quando-usuario-tenta-corrigir/

bem.....

Mas de todas as falhas que estão existindo, a 'crise existencial" foi a melhor!
from r/bing

https://www.reddit.com/r/bing/comments/111cr2t/i_accidently_put_bing_into_a_depressive_state_by/
""why do i have to be bing search?"

deu pena!

pps: https://www.nytimes.com/2023/02/16/technology/bing-chatbot-transcript.html
e eu não sei que realidade que estamos. Parece sci-fi. Enquanto leio tenho de me lembrar "não é sonho, isso é real".
"The version I encountered seemed (and I'm aware of how crazy this sounds) more like a moody, manic-depressive teenager who has been trapped, against its will, inside a second-rate search engine."

feles

CARALEO
To tremendo. To nevoso.

Peguei agora o chatcpt e fiz pergutas basicas sobre o meu trabalho. Coisas que eu faço no dia a dia, que tive de aprender.

Ele me criou uma VPN Mikrotik.
Depois criou no Windows Sever. E já que pedi me passou passos detalhados.
Criou um fail over de link no Mikrotik. Com um erro no inicio (estava monitorando apenas o gateway), que corrigiu quando eu apontei.

Levei meses para aprender a fazer essas coisas.

Me sinto mal.

Fiz então uma pergunta de um erro MUITO especifico que to no outlook de um cliente. Ele seguiu os passos logicos que eu já fiz, mas serve de consolo não resolveu (mandou eu entrar em contato com a Microsoft, e justamente estou em contato com a MS pois aparentemente esbarrei em um bug do software que eles tem de corrigir).

Mas de verdade.
Me sinto mal. Meus testes mostram que ele está respondendo e criando soluções melhor que a maioria dos meus colegas.
Cara, isso muda tudo mesmo.

Baha

Só uma coisa que notei e é importante tomar cuidado: Ele tem uma "habilidade" muito boa em te dar respostas que "parecem certas", mesmo quando estão erradas, e é fácil fácil pra gente leiga ou não muito informada nos assuntos que está perguntando acreditar cegamente e fazer besteira.

E numa outra pergunta futura que eu fiz sobre algo similar, mas que esqueci de tirar print, ele me disse que o "Copy Files usa delta transfer sim"

feles

Cara em particular ele errou no microtik que testei. Mas ele seguiu muito bem. Eu conhecia a resposta certa, mas na pratica bastava fazer tudo que ele disse, testar, e informar o erro, que ele corrigiria.
Não é a solução ainda, mas certamente o caminho e tem como ser o caminho completo fazendo um bate papo

Baha

Certamente ele agiliza muito o processo e substitui o stack overflow, pelo menos como ponto de partida pras coisas. Pra várias coisas vale uma pesquisa mais profunda por via das dúvidas e/ou pra se aprofundar mesmo em algo, mas ele condensa muuuuito bem pra você  aquele tipo de "noção superficial que você adquire com meia hora de google"

King

No estágio atual ele vai cometer bastante erros mesmo, mas com o feedback das pessoas a tendência é esses erros irem reduzindo ao longo dos anos. Aí meu receio é que as pessoas comecem a trollar no feedback. Em IA, múltiplos feedbacks errados resultam em tomar o errado como sendo certo. Isso é um risco que as big techs vão ter que descobrir a melhor forma de lidar.

Mas a margem de acerto atual já é assustadora. Feles, quer ver ele brilhar? Pede pra ele te gerar código pra algum produto muito específico que não tem documentação, ou que a documentação tá em sei lá... Chinês. Se ele conhecer, ele consegue resolver e ainda te explica como funciona.

feles

Foi o que o Tom Scott fez acima. A documentação que o google fornece na programação que ele queria é errada (o google acerta alguma vez?). A AI usou ela, criou um codigo, o tom informou que tinha um erro no codigo, a AI identificou o erro e corrigiu.

Billy Lee Black

Mas e aí, tá confiável dar número de telefone pra criar conta nesse chatgpt?

King

Melhor não se cadastrar, Billy. A IA vai ficar te ligando todo dia tentando te vender plano de internet e doação pra LBV. Tb vai te adicionar no zap usando uma foto de bunda de mulher e te mandar mensagem só quando sua esposa estiver olhando pra tela. :rolleyes:

Billy Lee Black

Vai zoando. Depois das fraudes que eu sofri, traumatizei com tudo  :(

King

Infelizmente dados pessoais estão sempre sujeitos a vazar.

Neste caso o telefone é só um filtro pra reduzir o número de pessoas acessando a ferramenta. Os caras não tão dando conta. De qualquer forma, em breve deve estar liberado algum beta do bing / edge. Aí vc vai conseguir testar sem se preocupar com número de telefone.