Carreira Pública X Carreira Privada

Started by Dark, Sep 03, 2007, 00:51:26

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Dark

Fala galera, tudo bom?

Como a média de idade do fórum deve girar em torno de 25 anos, acredito que a maioria já deva ter a opinião, ideal e objetivo de vida formados e/ou encaminhados para se concretizar.

A grande aflição hoje em dia das pessoas que tendem a entrar no mercado é esta dúvida que saluta: carreira pública ou carreira privada?

Existem vantagens e desvantagens de cada, é claro.
Na iniciativa privada, temos a possibilidade de grande ascenção financeira, visto que podemos ser melhores recompensados e até estruturados com promoções e incentivos. O maior porém é a "qualidade de vida" e a grande competição. Entendo qualidade de vida como tempo para lazer, conforto para a família, falta de stress e afins enquanto a grande competição é o mundo extremamente canibal em que você não pode cometer um erro pelo motivo que seja que você pode vir a perder seu cargo e/ou aquela promoção esperada.

Na iniciativa pública, a maleabilidade quanto as coisas é maior, as cobraças são menores* e a qualidade de vida aumenta. Em comparação com a iniciativa privada (em que os ganhos chegam a ser astronômicos) os salários são pequenos, existe uma gigantesca disputa para os concursos que pagam um pouco bem e o crescimento é muito vagaroso, é muito dificil ascender de forma rápida e generosa, fazendo com que você se estagne na sua posição.

E você, o que faz e por quê decidiu optar por uma ou outra carreira?

Hoje eu vivo esta dúvida.
No meu ramo, estou na maior empresa do planeta, com recompensas financeiras e afins excelentes, porém a qualidade de vida é mínima, visto que ela toma todo o tempo útil disponível, chegando a cargas de trabalho diárias de 12h ou mais, além do stress disto. Você vive em função disto e é recompensado sim, não há do que reclamar. Mas e o "tempo"...?

*sempre visando a generalização, em tudo há exceções
Initium et finis

Santo

Você prefere trabalhar para viver ou viver para trabalhar?

Meu professor era engenheiro de software na IBM, chegou ao cargo técnico máximo na área dele, só "podia" atuar como executivo quando "largou tudo" e foi ser professor universitário.

Ele afirma que não se arrepende, que a vida dele melhorou muito.

Chego a te inveja da tua situação "não confortável" :(

Prowler

No setor privado, tudo vai depender da empresa onde você trabalha.

Hoje trabalho em uma empresa que me dá uma estrutura e segurança que não sei se outras empresas oferecem a mesma coisa.

Ganho muito bem para alguém que não é formado (a única coisa que me falta é o diploma mesmo, porque na faculdade, até agora, não aprendi nada do que não sabia). É claro que pretendo ganhar mais para ter um melhor padrão de vida mas, hoje, não trocaria o setor privado pelo público.

Danny Zuco

Fico analisando eu e minha ex-mulher kra...

Eu seguia carreira de bancário antes da Brasil Telecom. Vivia sofrendo e malhando o dia inteiro pra ganhar um salário considerado digno pra viver. Tinha de benefícios apenas um vale transporte, plano de saude e vale refeição. Mas tudo era abafado pela possibilidade de levar um pé na bunda a qualquer momento. E hoje na Brasil Telecom tudo continua na mesma coisa, só que pior... o "MT" é a realidade de qualquer um aqui dentro, mesmo os melhores profissionais!

Minha ex-mulher passou em um concurso da prefeitura como Educadora... cumpre sua carga horária de boa, nao trampa final de semana, tem faculdade de graça as custas do governo, beneficios que eu nunca sonharia em ter se não fosse vice presidente de alguma empresa grande e estabilidade de emprego, que te dá tranquilidade pra investir em qquer porra que vc sonhe, sem ter que se preocupar em ficar desempregado no meio das prestações.

A vida privada te dá mais condições de ter sucesso e grana. A vida pública te dá segurança, tranquilidade e condições para levar uma vida tranquila... cabe a vc decidir o que mais te atrai!

Red XIII

Eu acho que hoje um cargo publico aqui na minha região é o melhor. Primeiro pq oferece um salario bem maior que a média. Aqui, diferente de SP, 1k é salario alto (tá, salario ok). Um cargo publico por aqui ganha ate 3x isso.

Já uma empresa privada, qualquer que seja, pra tu ganhar 2k pra cima soh sendo chefe. :/
Seifer sUx

Gamersnake

Não vejo isso exatamente como uma dicotomia entre empresas públicas ou privadas, conheço gente com bom cargo público que ganha bem pra burro, mas se estressa mais do que qualquer outra pessoa que eu conheça.

Quanto a mim, priorizei sempre meu tempo livre e bem estar pessoal acima de qualquer coisa, bem naquelas de "trabalho pra viver, não vivo pra trabalhar". Em outras palavras, sou um vagabundo feliz! =P

Meu sonho é me formar e passar em um concurso pra trabalhar como professor na rede municipal, 20 horinhas por semana ganhando o bastante pra viver confortavelmente, e se eu precisar de mais grana, não é difícil pegar trabalhos secundários pra complementar a renda.

King

LoL

Uns tempos atrás eu tava na mesma dúvida, Angel.

Tenho um camarada que tá tirando em média 16 mil por mês como consultor SAP ABAP... porra, isso é dinheiro demais.

Mas o kra não tem vida. ;/ Dorme umas 4 horas por noite, muitas vezes em hotel próximo ao trabalho... Ele literalmente não para... tem 2 celulares que nunca ficam 10 minutos sem tocar... lol Mulher? Família? Talvez um dia quando ele sair da empresa... =P E a saúde dele só piora (por motivos obvios).

Mas, ele ta ganhando 16k/mes. Em 1 ano que ele viva esse sacrificio ele ganha mais ou menos 190k... porra, isso já é metade de um apartamento na zona nobre de SP.

Sei lá... para ganhar um salario alto, vc tem que investir em si mesmo (e muito)... não é da noite pro dia que vc vai ganhar isso... e se matar para ter um salário foda a custas de sua saúde física e mental... bom, acho que não é para mim...

Eu tentaria um cargo no setor público na área de informática mesmo... Períto da Polícia Federal ganha muito bem (se nao me engano 8k), Analista de Sistemas da Petrobrás ganha 5,3k... São salários muito bons e serviços relativamente tranquilos (embora ser policial nunca seja tranquilo. XD)

Estou com planos de investir em outras coisas e tentar sair do país... mas se não der certo, tentarei concurso público.

Dark

Em termos de benefícios e estabilidade, de fato eu nunca ví igual nenhuma outra empresa como a IBM. Reembolsos de comida, estacionamento, horário flexível (claro, dependendo), dependendo da Banda (nível hierarquico) existem benefícios como Carros, km/rodado e por aí vai...
Em termos de ganhos, o mais base lá é 1255$ vai até 125 mil $ por mês, com possibilidade de trabalhar externo (outros países), com ganhos melhores que estes e por aí vai. Parcerias com diversas empresas etc...

Mas aí entra em um porém, como abordei da "qualidade de vida": a sua redução é drástica porém você pode se adequar a uma necessidade e ficar bem financeiramente, investir, sei lá. O maior fato é que a relação de ganhos da vida pública dificilmente se compara a da vida privada.

Eu acho que já fiz minha visão: pretendo investir na carreiga pública até uns 23, 24 anos, dpois prestar cursinho ep assar em um concurso publico ganhando uns 8, 9 mil. Acredito que minha renda nest ponto seria mais baixa do que eu teria, mas deveria ser a época de cosneguir algo em um ponto focal...
Initium et finis

Billy Lee Black

Quote from: 'Dark' post='13039' date='Sep 3 2007, 03:51 AM'Em comparação com a iniciativa privada (em que os ganhos chegam a ser astronômicos) os salários são pequenos, existe uma gigantesca disputa para os concursos que pagam um pouco bem e o crescimento é muito vagaroso, é muito dificil ascender de forma rápida e generosa, fazendo com que você se estagne na sua posição.

Cara não sei como é por aí, mas aqui no DF, tem muito concurso que paga mto bem pra nível superior.
Por exemplo, pra analista do TCU, o salário inicial é de 8 mil. E não demora tanto pra subir como vc disse não.

Agora deixa eu expor minha opinião sobre o assunto:

Quando entrei na faculdade, eu tinha certeza que não queria saber de concurso público. Eu achei que empresa privada era melhor de se trabalhar e ganhava mais.
Até que eu entrei de estagiário em uma empresa e cá estou. O que eu vejo: a galera daqui fazendo hora extra algumas vezes, chefe fdp e salário baixo.
Tipo, eu gosto do trabalho aqui, a gente tem até uma certa estabilidade, mas eu quero é sossego. Porem, pensei que o problema era aqui, por ser uma empresa de pequeno porte.
Mas depois, me falaram como é a vida em empresas maiores: o salário nem aumenta muito e fazer hora extra é algo bastante frequente. E pra vc ganhar bem mesmo, vc tem q ser O cara e esquecer da tua vida social.

Depois disso tudo, agora eu tenho mais certeza do que nunca que eu quero fazer concurso público. Cara, pelo menos pra minha área por aqui (eu estou me formando em ciência da computação), os empregos de analista no serviço público pagam muito bem. O salário vai de 4 mil pra cima!
Não sei quanto a vc, mas esse valor pra mim é mto bom.

Fora que, vários desses empregos públicos vc trabalha só 6h. Sem contar com o fator mais determinante de todos que eu considero, que é a estabilidade. Tipo, por melhor que esteja a situação aqui na empresa, a gente NUNCA sabe qd pode ser mandado embora.

Cara, eu passei a prezar muito pela minha qualidade de vida. Cheguei ?  conclusão que eu quero é ter tempo pra ir na academia, fazer outros cursos e brincar de fazer jogos.

Outro ponto importante, é que o serviço público te incentiva na hora de tu fazer algum curso de pós graduação. Poucas empresas fazem isso.

E, muitos acham que no serviço público vc nao vai conseguir atingir um bom nivel de satisfação profissional. Cara, se vc prestar concurso pra área que vc goste de atuar, duvido que tu será infeliz. E, mesmo q isso aconteça, vc terá tempo livre suficiente pra fazer outras coisas de q goste.

Concluindo: não pense que em serviço público vc ganhar pouco não, principalmente se vc fizer concurso pra nível superior. É só focar em um concurso bom mesmo, e mandar ver pra estudar pra ele. Eu, por exemplo, já decidi estudar pro concurso do TCU, vou focar nele.

Eu sinceramente nao consigo mais ver nenhuma vantagem em se trabalhar em empresa privada. Vou fazer um concurso que paga um salario mto bom pra eu ter uma boa vida, vou ter tempo livre pra fazer varias outras coisas q tenho vontade e nao vou ter tantos problemas com merda de virar noites e fds trabalhando.

SaintFerio

LoL eu vejo todo mundo falando aí das coisas... Li o tópico inteiro, coisa que dificilmente faço quando o tópico tem respostas mto longas... Mas por esse eu me interessei...

Meu caso é diferente... Nunca trabalhei registrado pra empresa alguma... Só foi para meus pais, durante 9 anos e agora há um ano e meio abri minha Lan House... Estou tirando 1,5k média por mês... Pra onde moro isso é um ótimo salário... Trabalho um dia 10 horas, no outro 5... Ex.: Hj entrei na Lan as 9 da manhã, vou embora as 2 da tarde, volto as 7 da noite e fico até fechar, geralmente até as 11 ou meia noite... Amanhã eu inverto, troco o horário com meu sócio, ele entra cedo, fica ate as 2 da tarde eu entro e saio as 7 da noite e ele fica até fechar... Não é um serviço difícil, só que vc tem que estar de bom humor sempre pra tratar os clientes bem... Só tenho uma folga há cada 15 dias, que é no domingo, este domingo meu sócio folga, (no horário dele, vem um empregado) e no domingo que vem é o inverso... E no sábado de noite sempre tb é um empregado... Não tenho feriado, nem férias, nem 13º... Enfim... Mas penso em algumas coisas... Não me canso daqui, gosto do que faço... Sou o DONO daqui, se amanhã eu tiver cansado ou querendo sair pra algum lugar, ligo pra um dos meus funcionários e eles vem cobrir meu horário... Por outro lado... Tem mês que aqui cai o faturamente, consequentemente cai meus ganhos! Vc sendo patrão sempre tem que ter em mente, que num mês vc pode rachar de ganhar dinheiro, mas no outro, se não tiver nada guardado, tb pode passar fome!

Estive pensando, Lan House é um bom negócio, pelo menos na minha cidade, temos mais 4 concorrentes, apenas um que é forte como a gente, os outros são fracos... Mas não sei até quando isso vai durar... De repente, como todo mundo tá comprando computadores, pode ser que meu movimento caia... Mas imagino que não pq invisto pesado nos jogos que esses POSITIVO (ou seria NEGATIVO) não sonham em rodar... Tb vendo computadores, vendo jogos, vendo de tudo aqui... Só que ao contrário de quem trabalha em cargos públicos eu NÃO tenho segurança alguma do meu futuro hj... Não sei se daqui 1 ou 2 anos tudo isto aqui vai estar funcionando... Mas eu continuo investindo, vou comprar mais 3 máquinas dentro de 2 ou 3 meses no máximo, aí ficarei com 16...  Aí andei pensando estes tempos, vou abrir outro negócio TOTALMENTE diferente do ramo de Lan House... Fui pra SP, comprar roupa, vi que é MTO barato e que todas as lojas da minha cidade fazem isso... Só estou esperando aparecer um comodo na rua do comércio e vou investir nisso...

Não tenho curso superior e no momento não tenho pretenção de fazer uma facul, pela falta de tempo... Andei pensando em ir trabalhar uma temporada nos EUA como vários amigos daqui fizeram... Mas se meu negócio tá dando certo aqui, vou continuar... E vou me especializar cada vez mais, na área que mais conheço, que é informática... Mas quero mexer com outra coisa tb...

É legal ver as idéias de cada um debater, isso ajuda mto a gente, troca de experiências... Legal mesmo, hehe por isso que é bom fazer parte de uma comunidade há mais de 7 anos! Vc te amigos, cresce junto com eles e troca experiências!

Ps.: Acho que tenho uma ótima qualidade de vida... Me divirto no serviço, não sofro pressão... A única coisa negativa é que ando comendo mta porcaria, salgadinhos Elma Chips e refrigerantes :P Mas isso to curando já hehe, to comendo menos :P

Billy Lee Black

Po, gostei do teu post Fério!

Tá ae mais uma coisa que ninguém aqui tinha comentado e acho q mais ninguém tinha pensado a respeito: empreendedorismo!

É triste, mas a gente dificilmente, durante nossa formação escolar e acadêmica, tem o espírito empreendedor desenvolvido. A gente muitas vezes pensa que abrir um negócio é coisa de outro mundo, mas nem tanto.

Semestre passado eu fiz uma matéria chamada Introdução ?  atividade empresarial aqui na facul e vi que existem várias técnicas de planejamento do seu próprio negócio.

Muita gente não sabe, mas no site do Sebrae tem muito material gratuito para orientar as pessoas sobre isso (aliás, tu já deu uma olhadinha lá, Fério? Eu recomendo.)

Boa sorte ae Fério, quem sabe não teremos um grande empreendedor aqui no fórum? :P

SaintFerio

É Billy, o risco é MUITO maior de vc quebrar, vc passar por necessidades... Mas eu vejo que aqui como sou conhecido, tenho mta amizade... E todo mundo ve que eu trabalho... O povo fica zoando as vezes... "O vida boa, fica o dia na frente do PC..." Mas aí eles passam domingo cedo, domingo de noite e me vêem aqui hehe! Aí falam... Putz, eu não sirvo pra isso... O pessoal da valor nisso, pelo menos aqui no interior, onde moro...

Não penso em ficar rico, ganhar 10k por mês, aqui na minha cidade, é vc ficar rico sim... Eu conseguindo me manter, e podendo ter uns pequenos luxos, já tá de bom tamanho... Conseguindo ainda poupar um pouco por mês, to feliz! Pra ser empreendedor não basta ter só o espírito... Tem que ter vontade e um pouco de sorte... Só tenho hj um pouco de medo, pq vejo TODOS os meus amigos trabalhando, estudando... Pensando em ir pra fora da cidade, do estado, do país... E fico eu aqui pensando como vai ser pra mim daqui 5 ou 10 anos... Heheh mas acho que isso todo mund imagina né?

Billy Lee Black

Pois é, esse lance de estudar é algo que eu fico muito puto aqui no Brasil.

Se vc não tiver um curso superior, dificilmente tu consegue um emprego pra ganhar um salário digno. Aliás, só o curso superior muitas vezes já nem dá pra gasto. Já tem que ter um curso intercâmbio no currículo, várias línguas e alguma pós.

Tipo, um curso de mestrado por exemplo, é coisa pra quem quer seguir carreira acadêmica e científica. Mas aqui isso ficou distorcido, e o mestrado é importante pro mercado de trabalho.

Cara, tá tudo errado. A gente acaba estudando como que por obrigação, pra conseguir alguma coisa decente, e não por espontânea vontade.

Bom, mas desejo sorte pra ti, ? s vezes tu se mostra realmente um bom empreendedor, e mesmo que a lan house não dê certo depois de um tempo, tu arranja outro empreendimento e assim por diante.

SaintFerio

Voltando ao assunto... Irei provavelmente (depois de mto pensar) fazer Sistemas de Informação ano que vem... E continuarei com a Lan House e meus outros planos de negócios claro... Mas cara, todo mundo tá estudando... O mercado tá complicado, mas pra quem mexe com informática, tá indo de vento em poupa... Pra não ficar atrás, vou acabar fazendo um curso, venderei meu carro, já que é financiado e não vou ter como pagar financiamento e facul ao mesmo tempo... Mas comprarei uma moto, e com a grana que sobrar deixo guardado para futuras emergências ou algum bom negocio que pintar...

O que a galera acha do curso de Sistemas de Informação? Pesquisei MUITA coisa... Achei realmente um mercado altamente expansivo nos próximos 10 anos e caras como eu, que gostam de guardar a grana que recebem e reivinstir em negócios próprios talvez, no futuro, possa até abrir uma empresa de consultoria ou coisa do tipo... Mas claro, lembrando que para isso, terei de ir embora daqui... Vamos ver o que vai dar...

Red XIII

Eu fiz Sistemas por 1 ano e meio. É legal, mas nada muito focado. É um pouco que tu ve de muita coisa.

Vou fazer vestibular agora pra UFSC aqui em dezembro para Sistemas novamente (tranquei a outra facul sux). Mas duvido muito que passe na federal :mrgreen:
Seifer sUx